quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Entrevista ao MB - com gaguez

Nome: M.B.

Sexo: M                                                 
Idade: 40  


1-    Quando notou pela primeira vez que era gago? Alguém alertou?
Notei por volta dos 8 anos. Senti por mim próprio que às vezes repetia a mesma palavra.

2-    Qual acha ser a causa(s) para a gaguez?
Algum problema  no sistema nervoso central e a ansiedade (estado nervoso).

3-    Tem conhecimento de outro caso de gaguez na família?
Tenho. O meu pai.

4-    Que ideia tinha na altura sobre a gaguez? E hoje?
Antes não tinha nenhuma opinião formada e agora também não, a gaguez nunca me incomodou.

5-    Ao longo da vida qual a fase mais difícil? Porquê?
Na minha adolescência, porque foi a fase mais “eufórica” da minha vida, e não me conseguia expressar bem.

6-    Que implicações tem a gaguez no seu quotidiano?
Há situações em que estou mais nervoso e não me consigo expressar da mesma maneira que se não gaguejasse.

7-    Para controlar a gaguez, utiliza algum tipo de truques ou estratégias? Quais?
Não.

8-    Já frequentou alguma vez Terapia da Fala? Se sim, durante quanto tempo? Notou melhorias? Ou a outro tipo de apoio?
Já. Quando era criança frequentei um psicólogo, mas durante três, quatro meses e não notei qualquer tipo de melhoria.

9-    Em relação ao resto da população, acha que está bem informada acerca da gaguez? Se não, porquê?
Não estou muito informado porque não é um assunto muito explorado.

10- Sente que há algum tipo de preconceito por parte dos outros por ser gago (a)? Se sim, Porquê?
Não, não considero que acho que haja um tipo de preconceito.


Obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário